Sintomas do estresse e a relação com o ambiente de trabalho
21/09/2023A importância das emoções em nossa vida
17/02/2024Quando as Emoções se Tornam Patológicas
A Integração de Mente e Corpo na Saúde Emocional
Nossas emoções desempenham um papel fundamental em nossa saúde, e isso não é apenas uma observação casual, mas algo respaldado pela ciência. Estudos sobre o cérebro e a mente comprovam que tudo que está relacionado com a nossa saúde e bem-estar funciona como um todo.
Mente e corpo não estão dissociados, nada no organismo funciona separadamente e a maneira como percebemos as emoções e reagimos a elas repercutem em tudo que diz respeito à vida de uma pessoa.
O cérebro tem uma função muito importante no comportamento e as emoções têm um papel fundamental na manutenção e preservação da saúde. Estudos em neurociências apontam que muitos dos transtornos mentais “se originam de uma desorganização emocional”.
“As emoções podem ter consequências tanto úteis quanto patológicas”. Le Doux
Ansiedade, Depressão e Doenças Psicossomáticas
Embora tenham função de preservar e manter a vida, as emoções, quando desreguladas, podem ocasionar muitos problemas. Medo, raiva e tristeza atuam de forma significativa nos transtornos da ansiedade, na depressão e outros transtornos do humor assim como nas doenças psicossomáticas.
Para saber mais mais: Doenças Psicossomáticas: Causas e Tratamento
Além de problemas na saúde, as emoções, quando desreguladas, podem produzir modificações no comportamento e consequentemente trazer prejuízos nos relacionamentos pessoais, sociais, profissionais e financeiros.
O Impacto das Emoções Desreguladas
Quando experienciamos emoções intensas, como o estresse ou a ansiedade, o corpo libera hormônios, como o cortisol, em resposta. Essa resposta ao estresse é uma parte fundamental do nosso sistema de “luta ou fuga”. No entanto, quando essa resposta é constante devido a estresse crônico ela pode ter sérias consequências para a saúde.
Para saber mais: Estresse: Como nosso corpo reage em situações de tensão
“Em todo lugar o que é excessivo é mau.” Sêneca
Problemas de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão, distúrbios gastrointestinais e enfraquecimento do sistema imunológico, podem estar ligados a níveis cronicamente elevados de estresse. Além disso, o impacto das emoções não se limita apenas ao físico, mas também afeta nossa saúde mental. A depressão, por exemplo, está intrinsecamente ligada a desequilíbrios emocionais.
Para saber mais: Atividade cerebral explica ligação entre estresse e risco cardíaco, diz estudo
O Papel do Medo nos Transtornos Psicológicos
Embora, o medo tenha uma função fundamental na manutenção da vida e na sobrevivência, os circuitos neurais associados ao sistema do medo, tem uma grande influência nos transtornos psicológicos. O medo é o pano de fundo de todos os transtornos da ansiedade. Transtorno do pânico, fobias específicas, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), por exemplo, são transtornos que apresentam um medo intenso, irracional e comportamentos defensivos mal adaptativos.
Você também pode gostar de saber: O Impacto do Pensamento Catastrófico no Transtorno do Pânico
A todo momento o corpo produz sintomas físicos em resposta às emoções, assim como produz respostas emocionais às sensações físicas.
Pessoas que sofrem com a ansiedade ou depressão tendem a aumentar os sintomas físicos e a desenvolver ideias catastróficas sobre suas causas e consequências. Do mesmo modo, pessoas que estão sofrendo com uma doença orgânica podem aumentar o estresse e a ansiedade e ficar mais suscetíveis a desenvolver a depressão ou um transtorno de ansiedade.
Existem também, uma variedade de evidências que comprovam a relação entre as emoções e doenças relacionadas ao sistema imunológico.
As doenças psicossomáticas, por exemplo, são doenças orgânicas que se manifestam no corpo, mas o fundo é de um conflito emocional decorrente de uma fonte de estresse potente e prolongada. Gera desequilíbrio na defesa imunológica, ocorrendo maior pré-disposição ao desenvolvimento de doenças mais graves, como: úlceras, gastrite, alergias, problemas na pele, no intestino, entre outras.
Atitudes como estar em contato com as emoções e saber perceber adequadamente os próprios sentimentos nos permitem lidar com o estresse e a ansiedade de maneira eficiente.
A Importância da Psicoterapia
A psicoterapia desempenha um papel crucial em ajudar a reconhecer e a lidar com suas emoções. Contribui para reduzir o impacto negativo e prejudiciais da desregulação emocional em sua saúde.
Além disso, a psicoterapia promove a conscientização emocional e ensina estratégias de gerenciamento que ajudam a mudar padrões de comportamento disfuncionais e a viver uma vida mais saudável e feliz.
Mary Scabora
Psicóloga Clínica
Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde.
Cuide de si!
Fontes: Psicossomática: duas abordagens de um mesmo problema – http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000200004
Psicossomática hoje / Júlio de Mello Filho … [et al.].
Pânico, Sintoma Psíquico e Doença Psicossomática – Rodrigues, Antenor Salzer – Editora Appris.