Ilustração de Atendimento psicológico online

A pandemia nos impôs mudanças comportamentais e de estilo de vida, em muito pouco tempo. Diante dessa realidade o Conselho Federal de Psicologia determinou a adoção do atendimento online como padrão, salvo exceções, onde o atendimento presencial é indispensável. O atendimento precisa ser realizado seguindo as recomendações do conselho, garantido o sigilo, segurança e condições adequadas à boa prática da clínica psicológica. Veja como funciona o Atendimento Online:

Ilustração Para quem se destina o atendimento psicológico online

A quem se destina o atendimento psicológico online?

Se destina a adultos (maiores de 18 anos) residentes no Brasil ou no exterior.

O trabalho é realizado com profissionalismo, segurança, sigilo e ética, conforme permitido segundo as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Entre as modalidades de serviços prestados estão:

Tratamento e aconselhamento psicológico para: Transtornos de ansiedade, medos e fobias específicas, síndrome do pânico, transtornos somáticos, comportamento compulsivo, transtornos alimentares e sexual, TOC’s – Transtornos Obsessivos Compulsivos, depressão¹*
Questões relacionadas à baixa-autoestima, insegurança, solidão, dificuldades de relacionamentos afetivos, sociais ou profissionais, dificuldades relacionadas à sexualidade, angústia, desânimo, questões decorrentes de separações e/ou traições, luto e perdas sentimentais

 Local e disponibilidade

O paciente deve estar sozinho e concentrar-se no atendimento. Tem que estar exclusivamente disponível para as sessões durante os 55 minutos, portanto, não deve responder e-mails, conversar com outras pessoas, atender o celular, responder mensagens, etc. É de responsabilidade do paciente preservar o ambiente em que realizará as sessões.

Horário agendado e duração da consulta

Estarei online pontualmente no horário agendado até o final do atendimento, que é de 55 minutos, caso haja atraso, conecte-se a qualquer momento dentro do seu horário. Os atrasos não serão compensados no final da sessão.

O que fazer se não puder comparecer ao atendimento online?

Caso necessite faltar ao atendimento, comunique com 24 horas de antecedência, assim haverá tempo hábil para disponibilizar outros horários em que você possa ser atendido.

As faltas sem aviso prévio são cobradas como uma sessão realizada.

Programas para o atendimento online Skype, Google Meeting, Zoom, WhatsApp

Programa de comunicação utilizado

O Google Meet e o Zoom são os programas utilizados para a maioria dos atendimentos. Podendo também utilizar outro meio confiável de segurança com atendimento simultâneo.

É de fundamental importância que antes de iniciar o atendimento, que  você se certifique que o programa esteja instalado e funcionando corretamente.

O que fazer se houver algum problema técnico?

Caso ocorra problema de conexão ou queda de energia, a sessão poderá ser remanejada para outro dia de acordo com a disponibilidade da agenda. Se houver problemas técnicos intransponíveis no meio da sessão, os minutos restantes serão agendados para outro horário. Esses problemas deverão ser comunicados, imediatamente, por telefone.

Ilustração de Problema Técnico em seção de psicologia online
tratamento psicologa online

Sigilo

Serão seguidas às diretrizes do código de ética profissional do trabalho do psicólogo da maneira rigorosa preservando o sigilo e a privacidade. (Código de Ética do Psicólogo, artigo 9º)

O sigilo significa manter sob proteção as informações e fatos conhecidos por meio da relação profissional em que estão implicados a confiabilidade e exposição da intimidade do paciente.

Cabe ao paciente estar atento quanto à vulnerabilidade do uso eletrônico para troca de informações e documentos de natureza sensível e sigilosa a fim de evitar acesso de terceiros.

Duração:

O processo de terapia, pode apresentar uma duração variável, e o tempo de tratamento vai depender da disponibilidade do paciente, a frequência de atendimentos, e gravidade do problema.

Como pagar

O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária antes do atendimento e será feito de acordo com o número de sessões no mês, no início de cada mês.

O horário da sessão será combinado através de chamada telefônica ou mensagem via WhatsApp.

Transtornos Psicológicos graves e transtornos psiquiátricos

De acordo com a regulamentação do CFP. “Transtornos mentais severos e persistentes como: depressão grave, transtorno bipolar e psicoses, não podem ter apoio psicológico online, pois esses transtornos necessitam de profissionais que estejam mais próximos do paciente e muitas vezes, de uma equipe multidisciplinar para acompanhar a evolução do tratamento.”

Agendamento e informações

Para dúvidas, informações ou agendamentos entre em contato pelo pelos telefones: (21) 99372-6551 e (211) 99349-2490

Ética Profissional do Psicólogo:

http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf

Conselho Federal de Psicologia:

http://site.cfp.org.br/

Conselho Regional de Psicologia RJ: