Psicoterapia Breve: Foco e estratégia
20/09/2023Quando as Emoções se Tornam Patológicas
12/12/2023Entendendo o Estresse no Ambiente de Trabalho
O estresse, antes de mais nada, é uma resposta natural do corpo a situações de tensão e desafiadoras. No entanto, quando se torna crônico, pode afetar significativamente nossa saúde física e mental juntamente com a deterioração de relacionamentos familiares e profissionais. Ao passo que é importante analisar e conhecer quais os sintomas físicos e emocionais que ele acarreta e assim como suas possíveis causas.
Sintomas do Estresse:
O estresse pode se manifestar de diversas formas, e por vezes os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podemos listar alguns dos sintomas comuns, tais como:
- Tensão Muscular: Dores no corpo, especialmente no pescoço e ombros.
- Insônia: Dificuldade para dormir ou sono interrompido.
- Irritabilidade: Mudanças frequentes de humor e irritação.
- Fadiga: Sensação constante de cansaço e esgotamento.
- Problemas Digestivos: Distúrbios gastrointestinais, tal como asia e dores de estômago.
- Dificuldade de Concentração: Falta constante de foco e dificuldade exagerada para tomar decisões.
- Ansiedade e Preocupação Excessiva: Estar frequentemente preocupado com o futuro, assim como eventos que ainda não ocorreram.
Causas dos sintomas do estresse no ambiente de trabalho:
Agora imagine um indivíduo que trabalha em um escritório onde as metas de produção são constantemente elevadas, os prazos para completar projetos são curtos e inflexíveis e o convívio com os colegas é frequentemente intenso e cheio de conflitos. Essa pessoa, portanto, pode começar a experimentar uma série de sintomas de estresse devido à intensa pressão desse ambiente de trabalho hostil que é comum à muitas pessoas. Assim podemos listar potenciais causas do estresse no ambiente de trabalho como esse:
1. Pressão por Metas:
- A cobrança por resultados pode levar a um alto nível de estresse, especialmente quando as metas são inatingíveis em prazos inviáveis, eventualmente acompanhados de assédios morais.
2. Carga de Trabalho Excessiva:
- Ter que lidar com uma carga de trabalho esmagadora pode ser esgotante.
3. Relações Interpessoais Tensas:
- Conflitos com colegas ou superiores podem aumentar o estresse.
4. Insegurança no Emprego:
- A incerteza em relação ao emprego pode gerar ansiedade.
5. Falta de Controle:
- Sentir que não se tem controle sobre o próprio trabalho ou agenda.
A busca pela perfeição
O caso desse profissional é fácil de relacionar com a realidade da maioria de nós: por fora a imagem da competência, do profissional “exemplar”, que chega cedo e vai embora tarde, escondendo nos sorrisos a batalha longa e silenciosa contra o estresse. A pressão constante para cumprir metas e gerar resultados é diretamente refletida em nosso corpo tenso e atormentado por noites mal dormidas. E o preço a se pagar pelo dever cumprido fica cada vez mais alto, eventualmente alcança um ponto de não retorno, onde tudo começa a desmoronar.
Observe que o estresse é uma resposta natural, que permite que enfrentemos os desafios que aparecem com mais atenção e energia. O problema se encontra em expor o seu corpo a essas altas doses de hormônios por meses a fio, pressionando-o ainda mais até a exaustão e refletindo esse cansaço e humor em outros ciclos de convivência como o familiar e o de amizades. Mas não precisa ser assim, podemos aprender a gerenciar o estresse de maneira saudável, usando práticas de relaxamento, estabelecendo limites, nos reconectando com nossa rede de apoio.
23 de setembro: O Dia do Combate ao Estresse
Primeiramente, é importante lembrar que o estresse já é uma realidade para muitas pessoas, ampliando a necessidade pela conscientização de seus impactos no corpo, na mente e nos relacionamentos. O dia 23 de setembro marca o Dia Mundial do Combate ao Estresse, uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de gerenciar o estresse de forma saudável. Neste dia, encorajamos a busca pelo autoconhecimento e aprendizado de certas estratégias que lidem melhor com o período de estresse, tal como a prática de exercícios, meditação, apoio psicológico e a promoção de um ambiente de trabalho saudável.
5 Benefícios do Tratamento Psicológico para Combater os sintomas do estresse
Em primeiro lugar, a busca por tratamento psicológico por si só já é um passo muito importante na jornada para combater o estresse e melhorar a qualidade de vida, assim como manter uma vida menos tensa e construir relacionamentos profissionais e pessoais mais saudáveis. Nesse sentido, veja cinco benefícios notáveis que podem ser alcançados ao procurar apoio de um profissional de saúde mental:
1. Aprendizado de Estratégias de Enfrentamento
- Um psicólogo irá ensinar constantemente novas estratégias para lidar com o estresse nos diferentes desafios que surgirão. Isso inclui, por exemplo, técnicas de relaxamento, mindfulness e métodos para identificar e modificar pensamentos negativos.
2. Compreensão das Causas do Estresse
- Ao trabalhar com um psicólogo, você poderá explorar sempre que possível as causas subjacentes do seu estresse. Isso ajuda a identificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para o estresse, ocasionalmente permitindo abordá-los de diferentes maneiras.
3. Desenvolvimento de Habilidades de Resiliência
- O tratamento psicológico ajuda a fortalecer a resiliência emocional. Desse modo, você estará mais preparado para enfrentar desafios futuros com uma atitude positiva e recursos emocionais mais robustos.
4. Melhoria na Saúde Mental e Bem-Estar Geral
- É importante lembrar que o tratamento psicológico não se concentra apenas no estresse, mas também na saúde mental como um todo. Levando, portanto, a uma melhoria significativa na sua qualidade de vida, incluindo um aumento na autoestima e no bem-estar emocional como resultado direto do tratamento.
5. Prevenção de Problemas de Saúde Relacionados ao Estresse
- O estresse crônico pode contribuir para uma série de problemas de saúde, bem como doenças cardíacas, distúrbios do sono e transtornos de ansiedade. Logo, buscar tratamento psicológico pode ajudar a prevenir esses problemas e melhorar a saúde física.
Portanto, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo se você estiver enfrentando longo períodos de estresse em sua vida. Afinal, o tratamento psicológico oferece ferramentas e suporte valiosos para lidar com isso de maneira eficaz, promovendo um equilíbrio melhor e uma vida mais saudável. Cuide da sua saúde mental.
Mary Scabora
Psicóloga Clínica
Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde.
Cuide de si!