Depressão e ansiedade em quadrinhos
21/08/2016Algumas considerações sobre a depressão
24/08/2016Antidepressivos tratam a dor depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão… Augusto Cury
Muitas vezes existe a tentativa de tratar problemas emocionais somente com medicamentos. Porém, o medicamento atua sobre os fatores bioquímicos do cérebro.
Acalma, ajuda a estabilizar os processos químicos, mas não ensinam a lidar com questões e situações que fazem parte da vida.
Estudos recentes apontam que antidepressivos quando combinados com psicoterapia, proporcionam resultados de longa duração.
Segundo o neurocientista Eero Castrén, da Universidade de Helsinque (Finlândia), os antidepressivos restauram a capacidade de determinadas áreas do cérebro de contornar rotas neurais que não estão funcionando normalmente. Porém a mudança no cérebro só trará benefícios se houver uma mudança no comportamento por parte da pessoa.
Esta mudança não é obtida somente com medicamentos mas através da psicoterapia.
“Simplesmente tomar antidepressivos não é o bastante. Nós precisamos também mostrar ao cérebro quais são as conexões desejadas.” apontou o Prof° Eero Castrén.
Também podem funcionar como pílulas as reflexões que aprendemos a fazer sobre nós mesmos e sobre como nos relacionamos com o que sentimos, com as pessoas e com as coisas que dizem respeito à nossa vida.
Entre outros benefícios, por meio do processo psicoterápico, é possível:
- Estimular a expressar suas emoções de outras formas, desenvolvendo mais autonomia e segurança para lidar com as questões inerentes à vida, sejam elas boas ou más. Dessa forma, adquire-se uma nova postura, mais flexível, comunicativa, assertiva e confiante.
- Contribuir para o desenvolvimento e crescimento pessoal, para ampliar a visão e melhorar a compreensão do mundo e das pessoas.
- Organizar mudanças no pensamento de forma que estes modifiquem o sofrimento, buscando produzir uma forma mais realista de percepção.
- Ajudar a desenvolver esquemas de comportamento mais bem adaptados.
- Possibilitar que você aprenda a conhecer e a perceber a intensidade das suas emoções, a fim de descobrir maneiras de se relacionar com elas e com atravessamentos emocionais que geram angustia e desconforto ou comportamentos que causam
A psicoterapia promove uma vida emocional com mais qualidade. Cuide bem de si!
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. LIGUE 141 – CVV http://www.cvv.org.br/
Mary Scabora
Psicóloga Clínica
Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde.
Cuide de si!