Emagrecimento Saudável
28/07/2016Velhice! Só fica Velho quem já viveu uma boa parte da vida
01/08/2016Psicoterapia e emagrecimento: mais saúde e vida com qualidade
Psicoterapia com foco no emagrecimento, trata da dificuldade de perder peso como um sintoma gerado por outras questões de ordem emocional, onde serão trabalhadas questões como ansiedade, depressão compulsão, autoestima e outros conflitos emocionais geradores de angustia que levam à compulsão e consequentemente ao aumento de peso.
- Desvincular conforto de comida;
- Descobrir que existem outros prazeres na vida, além de comer;
- Dominar o impulso de comer e compreender que a compulsão provoca um prazer imediato;
- Aumentar a perseverança, pois, uma boa porcentagem das pessoas desiste no meio do caminho;
- Compreender a diferença entre fome e vontade de comer. Algumas pessoas confundem tristeza, solidão, angústia, raiva, ansiedade, saudade ou euforia com fome;
- Restabelecer a auto-estima;
- Eliminar mitos arraigados, como o de deixar restos de comida no prato é feio e que comida no lixo é pecado;
Emagrecer e permanecer com o peso saudável trata-se de um processo. Implica em mudanças de estilo de vida. É muito mais do que fazer uma dieta para perder algum peso por algum tempo!
O tratamento psicológico ajuda a desenvolver recursos para lidar com as dificuldades, colabora para ampliar a consciência sobre si mesmo.
Promove equilíbrio emocional e detecta o ativador da ansiedade que leva à compulsão (o ato de comer é um poderoso redutor de ansiedade)
Ajuda o indivíduo a aprender a lidar e a controlar o que o angustia, para não buscar refúgio na comida, pois tal mecanismo gera mais angústia, pela culpa.
A proposta de trabalho consiste em oferecer um tratamento para emagrecimento visando qualidade de vida de forma abrangente e efetiva, proporcionando saúde e bem estar.
Visa não somente a redução de peso, mas sim uma mudança de comportamento e hábitos, com o objetivo de proporcionar um atendimento personalizado e acompanhamento de acordo com a necessidade de cada um, respeitando sua singularidade.
Busca atender os aspectos comportamentais relacionadas ao processo do emagrecimento e ao que leva ao sobrepeso, a relação
inadequada com a comida com o corpo e a compulsão. objetiva estabelecer uma relação saudável entre a pessoa e a comida.
Implica em aprender a conviver com mudanças, romper com velhos hábitos e assumir novos comportamentos que, com o tempo, irão se tornar hábitos saudáveis e automáticos.
Estabelecimento de metas realistas com foco no processo e os resultados virão como conseqüência. A meta é colocar em ação um conjunto de mudanças de estilo de vida que proporcionarão mais saúde e o emagrecimento.
Emagrecer é muito mais que ceder às imposições estéticas, é desenvolver uma relação de amor com o próprio corpo e consigo mesmo!
Mary Scabora
Psicóloga Clínica
Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde.
Cuide de si!