Solidão
06/08/2016Menopausa – Maturidade e Transformação
08/08/2016Nova idade
Outro olhar para um novo momento de vida
Questões Para Uma Nova Idade” é um trabalho psicoterapêutico que visa desenvolver no indivíduo a habilidade de refletir sobre as questões relacionadas ao envelhecimento. O objetivo é contribuir na busca de novas formas de lidar com os atravessamentos emocionais comuns a esta fase da vida, possibilitando mudanças no comportamento e nas atitudes. Dessa forma, o indivíduo pode adotar uma nova proposta de vida mais saudável e satisfatória.
A mudança se dá no sentido de criar um novo ciclo de aprendizagem interpessoal.
No processo do envelhecimento muitas vezes surgem momentos em que emergem questões, que muitas vezes geram pensamentos conflituosos e emoções desconfortáveis e difíceis de lidar.
É comum que nesta etapa da vida a pessoa tenha que lidar com perdas significativas como, por exemplo, a casa sem os filhos, mortes de pessoas próximas assim como as crises de meia idade ou conjugais.
Muitos aspectos da vida terão que ser reformulados.
É importante que se busque conhecimento sobre as transformações do corpo e compreensão das mudanças que ocorrem no organismo para que possa se adaptar e desenvolver uma atitude positiva frente à nova realidade.
Se houver um esforço de adaptação a estas situações, que são inerentes à vida, e, se há uma disposição para aprender e abrir o leque de possibilidades para lidar com as perdas e mudanças, consequentemente haverá uma vida com mais qualidade.
Consciente de todo este processo, é possível entender o que acontece com o organismo, com o corpo e com as emoções na medida em que se envelhece.
Assim se torna mais fácil aceitar e lidar com as mudanças, criando novas formas de se colocar nas relações e buscar extrair o melhor de suas experiências.
A psicoterapia é uma grande aliada neste momento da vida. Contribui para aprender a lidar com as dificuldades, com os medos, com as frustrações. E, também, a criar possibilidades para as limitações e a desenvolver potencialidades para se agenciar com as emoções que são comuns a este período.
Benefícios da psicoterapia
-
Se colocar de forma assertiva nas relações familiares, sociais e profissionais.
Definir seu espaço e sua importância nestas relações e obter o melhor delas. Esta atitude torna os encontros prazerosos e gera uma troca saudável de experiências com as diferentes gerações do seu convívio.
enfrentar situações de perda que geram muita dor e sofrimento como separação, luto, doenças, mudanças repentinas na vida profissional, rompimentos afetivos.
- Aprender a lidar com a ansiedade os sentimentos que nos atravessam e geram angústia.
Muitos idosos sofrem com a preocupação exagerada com os filhos e netos e outras pessoas próximas. É importante aprender a dar o peso correto para cada situação. Entender que cada um de nossos entes queridos, é responsável por suas escolhas e atitudes. Esta conduta, pode tornar a vida mais leve e diminuir o sofrimento gerado por estas preocupações.
Mary Scabora
Psicóloga Clínica
Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde.
Cuide de si!