Em quais casos o aconselhamento psicológico é indicado?
26/08/2014Por que a terapia só funciona para quem deseja passar por esse processo?
26/08/2014Assim como temos um aparelho respiratório, digestivo e reprodutor temos também o aparelho psíquico que é responsável pelo campo das nossas emoções e comportamento. Se tivermos um problema de estomago podemos ir a um gastro onde será feita uma endoscopia e através de uma câmera será possível visualizar o problema. Problemas relacionados ao aparelho psíquico são bem mais complexos. Não tem como mensurar amor, raiva, medo, frustração e outras variáveis de sentimentos.
Educam-se as crianças para respeitar os mais velhos, dizer com licença, por favor e obrigada. A elas é ensinado que são necessários certos modos e comportamentos específicos para viver em sociedade, assim desenvolvemos inteligência social. Na escola e tem-se uma educação orientada para uma Inteligência pratica, adquiriram-se conhecimentos e desenvolvem-se habilidades.
Mas não é comum ser ensinado a conhecer e a lidar com os sentimentos e as emoções. Não há estímulos para o exercício da reflexão e sobre o que se esta sentindo em um dado momento e a mensurar a intensidade etc… Os pais na maioria das vezes repetem com seus filhos a mesma forma de educação que lhes foi dada.
O modelo de saúde e tratamento é baseado em dados concretos e normalmente os subjetivos são desconsiderados. Mesmo numa consulta médica quando diante do diagnóstico de uma gastrite ou alguma alergia em que o medico verbaliza tratar-se de uma doença psicossomática. O paciente desconsidera se submeter ao tratamento psicoterápico.