A sexualidade e o envelhecer
05/08/2016Questões para uma nova idade
07/08/2016Cada pessoa tem uma compreensão individual da solidão. Para alguns, solidão tem a ver com o sentimento de vazio por se sentir sozinho e solitário. Para outros, é uma aflição emocional, uma sensação de vazio que incomoda e causa tristeza. É uma espécie de sofrimento. Sente falta de alguma coisa, mas não sabe o que é, sente como uma dor.
Para outros é uma sensação de vazio que fica pelas perdas, um sentimento melancólico, saudade do que já se foi e não voltará.
Porém, nem todas as pessoas lidam com este sentimento de forma negativa ou experimentam o sentimento com dor e sofrimento a ponto de adoecerem.
O sentimento de solidão é negativo quando a solidão é sentida como uma aflição emocional, sem perspectivas e com tristeza, pois pode desenvolver quadros ansiosos e até mesmo depressão.
“Sentir solidão não é estar só, é estar vazio”. Sêneca
Algumas pessoas preferem o isolamento e sentem prazer em estar na companhia de si mesmos. Têm na solidão a mais perfeita companhia. Neste sentido, ela ´positiva pois trata-se do amadurecimento emocional.
Ela se faz necessária para a reformulação de ideias e pensamentos, enriquece a reflexão nos momentos de revisão de vida. Cuidando de si, se percebendo, atento às emoções, refletindo sobre a vida.
Para estas pessoas a solidão não compromete a saúde e o bem estar, pelo contrário. É um momento onde ele aproveita o isolamento para se transformar e reconstruir-se e consequentemente aprender mais sobre si mesmo.
Mary Scabora
Psicóloga Clínica
Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde.
Cuide de si!