Grupos - Cursos - Palestras

Grupos Psicoterapêuticos

A partir das experiências compartilhadas, busca-se outras formas de lidar com os atravessamentos emocionais e dificuldades  comuns a determinados momentos ou situações da vida, de maneira que possibilite mudanças no comportamento e nas atitudes como uma nova proposta de vida.

A mudança se dá no sentido de criar um novo ciclo de autoconhecimento, transformação e aprendizagem interpessoal.

 

Questões Para Uma Nova Idade

Trabalho psicoterapêutico que tem como finalidade desenvolver nos participantes habilidade de refletir sobre as questões relacionadas ao envelhecer e contribuir na busca de outras formas de lidar com os atravessamentos emocionais e dificuldades comuns a este momento da vida de maneira que possibilite mudanças no comportamento e nas atitudes como uma nova proposta de vida.

Objetivos:

  • Contribuir para que a vivência do envelhecimento se torne um momento de vida mais criativo, ajudando na compreensão dos sentimentos relativos ao momento.
  • Buscar uma compreensão plena da significação deste momento como oportunidade de crescimento e de reavaliação, desenvolvendo a percepção de que opções passadas, atuais e futuras podem ser reconsideradas sob o prisma de novas necessidades e possibilidades.
  • Pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e nas possibilidades de ser bem vivida;
  •  Aprender a perceber e a lidar com questões emocionais a fim de diminuir os sofrimentos causados por problemas como a solidão, problemas familiares, depressão e ansiedade;
  • Ter melhor compreensão sobre sua condição de saúde, limitações e dificuldades;

Quando se aprende a lidar e a se posicionar melhor frente às adversidades da vida, é possível conseguir a lidar de maneira mais adequada com situações e pessoas de sua convivência. E, aprender a desenvolver uma maneira de estar no mundo, com mais otimismo, alegria e bem-estar.

1 Encontro semanal 

Informações: (21) 99349-2490

 

Questões Para Uma Nova Idade é um trabalho psicoterapêutico que tem como finalidade desenvolver na mulher a habilidade de refletir as questões implicadas no período da menopausa. A partir das experiências compartilhadas, busca-se outra forma de lidar com os atravessamentos emocionais comuns a este momento, de maneira que possibilite mudanças no comportamento e nas atitudes como uma nova proposta de vida. A mudança se dá no sentido de criar um novo ciclo de aprendizagem interpessoal.

É um espaço de escuta, onde a mulher poderá discutir, refletir e elaborar suas angústias e vivências de ordem pessoal. O trabalho busca possibilitar a compreensão do funcionamento psíquico da mulher, seu modo de se relacionar, sua história pessoal e os acontecimentos atuais em sua vida.

O objetivo é contribuir para que a vivência da meia-idade se torne um momento de vida mais criativo, ajudando na compreensão dos sentimentos relativos ao momento.

Consciente de si, a mulher passa a compreender que o evento da menopausa implica questões que vão além da sensação física do calor excessivo e que existem maneiras diferenciadas e criativas de se lidar com esse momento da vida. Ciente de que pode receber uma escuta adequada num espaço que acolhe, respeita e compreende suas singularidades, as mulheres poderão se expressar melhor. Com isso, poderá buscar uma compreensão plena da significação deste momento como oportunidade de crescimento e de reavaliação, desenvolvendo a percepção de que opções passadas, atuais e futuras podem ser reconsideradas sob o prisma de novas necessidades e possibilidades.

É formado por uma equipe de profissionais das áreas de psicologia, nutrição, educação física e estética. A proposta de trabalho consiste em oferecer um tratamento integral para emagrecimento visando qualidade de vida de forma abrangente e efetiva, proporcionando saúde e bem estar.
Propõe tratamento acompanhado, visando não somente a redução de peso, mas sim uma mudança de comportamento e hábitos, com o objetivo de proporcionar um atendimento personalizado e acompanhamento de acordo com a necessidade de cada um, respeitando sua singularidade.
Visa atender os aspectos comportamentais relacionadas ao processo do emagrecimento e ao que leva ao sobrepeso, a relação inadequada com a comida com o corpo e a compulsão. Busca estabelecer uma relação saudável entre a pessoa e a comida.
A filosofia subjacente é mudança do estilo de vida, ocorrendo  perda do peso como conseqüência. O Objetivo é emagrecer e permanecer magra e não perder algum peso por algum tempo.
Emagrecimento se baseia num tripé:
Nutrição adequada, atividade física e equilíbrio psicológico
Emagrecer e permanecer magra trata-se de um longo processo. Implica em mudanças de estilo de vida para toda vida! É mais, muito mais do que fazer uma dieta para perder algum peso por algum tempo!
Implica em aprender a conviver com mudanças, romper com velhos hábitos e assumir novos comportamentos que, com o tempo, irão se tornar hábitos saudáveis e automáticos.
Estabelecimento de metas realistas com foco no processo e os resultados virão como conseqüência. A meta é colocar em ação um conjunto de mudanças de estilo de vida que proporcionarão mais saúde e o emagrecimento.
Emagrecer é muito mais que ceder às imposições estéticas, é desenvolver uma relação de amor com o próprio corpo e consigo mesmo!!!
O tratamento  envolve:
Psicoterapia A proposta da terapia com foco no emagrecimento, tratando da dificuldade de perder peso como um sintoma gerado por outras questões de ordem emocional, onde serão trabalhadas questões como ansiedade, depressão compulsão, auto-estima e outros conflitos emocionais geradores de angustia que levam à compulsão e conseqüentemente ao aumento de peso.
  • Desvincular conforto de comida;
  • Descobrir que existem outros prazeres na vida, além de comer;
  • Dominar o impulso de comer e compreender que a compulsão provoca um prazer imediato;
  • Aumentar a perseverança, pois, uma boa porcentagem das pessoas desiste no meio do caminho;
  • Compreender a diferença entre fome e vontade de comer. Algumas pessoas confundem tristeza, solidão, angústia, raiva, ansiedade, saudade ou euforia com fome;
  • Restabelecer a auto-estima;
  • Eliminar mitos arraigados, como o de deixar restos de comida no prato é feio e que comida no lixo é pecado;
Orientação nutricional: Compatível com o estilo de vida, com a realidade, com as necessidades e preferências do paciente para que ele possa reaprender a comer. O que garante o emagrecimento é a geração de um comportamento alimentar magro e não apenas uma restrição alimentar temporária.
  • Reeducação alimentar e manutenção do peso
  • Dieta de acordo com as necessidades e dificuldades de cada um.
  • Reeducar comportamentos que contribuem para o aumento de peso, como, por exemplo, comer depressa demais e beliscar nos intervalos;
Intervenção estética: Como complemento, colabora significativamente para a redução de medidas, ajuda a aliviar a ansiedade, gera auto-estima e principalmente melhora a saúde como um todo.
  • Redução de medidas
  • Modelagem Corporal
  • Promove a eliminação do líquido em excesso e de toxinas
Não há magia nem fórmulas milagrosas. Há trabalho, empenho, dedicação, autoconhecimento e ação. Pois para resultados duradouros, é necessário comprometimento com o tratamento e assumir a responsabilidade pelo processo.