Quais são as causas da ansiedade?
26/08/2014Qual é o tratamento indicado para a depressão e como ele é desenvolvido?
26/08/2014É uma doença difícil de lidar e a família muitas vezes depois de varias tentativas em estimula-lo, sentem-se impotentes e frustradas. E, é comum surgir a raiva que abre brecha pra preconceitos e crenças relacionados a doença. Como se a pessoa não quisesse melhorar e não estivesse colaborando pra a melhora.
É importante que a família saiba que uma das características da doença é a incapacidade de reação. A depressão o torna impotente, ele não consegue lutar contra uma pressão que o puxa pra baixo.
A depressão clinica é uma doença orgânica, séria que precisa ser tratada com medicamentos e psicoterapia. Pois quanto menos se trata mais forte ficam os sintomas podendo levar em casos mais graves ao suicídio.
É comum, frente às expectativas não realizadas, as frustrações e as dificuldades de lidar com as questões que são inerentes a vida, que as pessoas sintam-se tristes, desmotivadas e impotentes. A vida moderna tem muitas demandas e exigências, que geram insegurança e desanimo levando consequentemente à tristeza. Vivemos em uma sociedade em que a violência é fato corriqueiro e nos deparamos com cenas que nos entristece, porém nem todos os sintomas comuns na depressão, como a apatia, a tristeza, a e falta de prazer podem ser considerado uma doença relacionada ao transtorno do humor como no caso da depressão. Na maioria das vezes é somente o desconforto da frustração e a pessoa pensa que esta deprimida. Pois há uma banalização do termo “depressão”. Frente a qualquer tristeza a pessoa nomeia como depressão.
O ser humano tem a tendência de buscar o prazer e evitar a dor. Normalmente as pessoas recorrem a medicamentos antidepressivos para se sentirem melhor e escapar do desconforto das frustrações.
E, é inegável que a utilização de antidepressivos são úteis e aliviam os sintomas colaborando na melhora da qualidade de vida emocional. Porém cada vez mais é sabido que os antidepressivos regulam a serotonina e restauram a capacidade de determinadas áreas do cérebro que não estão funcionando normalmente. A pessoa precisa aprender a reorganizar suas funções cognitivas. E isso só é possível através de psicoterapia, onde haverá uma reestruturação cognitiva que vai reformular e reorganizar a maneira da pessoa pensar. Tendo crenças e pensamentos disfuncionais a pessoa distorce a realidade e frente a isso tem emoções e comportamentos também disfuncionais. O objetivo da reestruturação cognitiva é de auxiliar o individuo a pensar e agir de forma realista e adaptativa.
Uma vida emocional com qualidade vai depender da satisfação que o individuo tem com a vida. Se não houver alteração no ambiente e na forma da pessoa se articular com as situações da vida o medicamento não promoverá mudanças significativas.