Aconselhamento Psicológico

psicologo-emergenciaTrata-se de um atendimento psicoterápico de caráter emergencial e com foco na solução de um problema ou de um sintoma que foi gerado por uma situação específica como crises e conflitos interpessoais relacionados ao trabalho, a família, relacionamentos afetivos e melhoria das relações interpessoais sentido preventivo.
Tem ação educativa e preventiva na gestão do estresse e ansiedade diante de tomadas de decisão ou apresentação de trabalhos, entrevista de emprego. Lidar com situação de confronto como o surgimento de uma doença ou sentimento de incapacidade. É um apoio voltado para soluções de problemas imediatos e específicos.

O aconselhamento psicológico é um atendimento terapêutico de caráter emergencial, que tem como foco a solução de problemas imeditados, gerados por dilemas e outras situações de conflito. O objetivo é promover a reflexão do paciente sobre as alternativas disponíveis, facilitando o processo de escolha quanto às dúvidas que o angustiam, ao mesmo tempo em que promove a sua autonomia, autocontrole e segurança emocional. As dificuldades mais comuns envolvem crises familiares, profissionais e amorosas.

Trata-se de um atendimento de caráter emergencial, com foco na solução de um problema ou sintoma gerado por uma situação de conflito. É um apoio direcionado, voltado para a resolução de adversidades e dilemas imediatos, como crises familiares, de trabalho ou relacionamentos.

O aconselhamento psicológico também pode ter uma ação preventiva e educativa no controle do estresse e da ansiedade diante de situações que demandam tomadas de decisões, como, por exemplo, a apresentação de trabalhos, entrevistas de emprego ou o surgimento de doenças.

Quando uma situação específica é a causa de um problema ou sintoma. A técnica de aconselhamento está relacionada à resolução de problemas e à tomada de decisões em um curto espaço de tempo, possibilitando o melhor agenciamento e controle da situação por parte do indivíduo. Dessa forma, promove a sua autonomia e segurança emocional.

Em casos de sofrimento, dificuldades ou transtornos psíquicos mais severos, a psicoterapia é o tratamento mais indicado. Isso porque mudanças comportamentais relacionadas à saúde emocional fazem parte de um processo mais complexo, que demanda intervenções de longo prazo.

Proporcionar um espaço onde o paciente possa expressar como se sente e pensa em relação a determinado conflito, além de fornecer informações apropriadas às suas necessidades e ajudá-lo a criar condições e recursos para adaptar-se da maneira mais satisfatória a nova situação em que se encontra.

O aconselhamento psicológico não é uma prática que fornece soluções aos desajustes de conduta, nem direciona o indivíduo para decisões a serem tomadas. É uma técnica que tem por objetivo promover a reflexão e a avaliação dos riscos sobre as alternativas disponíveis, facilitando, com isso, o processo de escolhas do paciente quanto às decisões que o angustiam – sejam elas ligadas à profissão, família ou relacionamentos.

O tempo vai depender da necessidade e da urgência de cada pessoa. Como se trata de um atendimento psicológico, voltado para um momento específico de crise, o aconselhamento pode acontecer em até mesmo um encontro entre psicólogo e paciente.

Quando ela se vê com dificuldades para lidar com determinadas situações estressantes e geradoras de ansiedade. Na ocasião, a busca por um profissional que tenha condições técnicas e científicas para lhe dar suporte é providencial na resolução de dúvida e conflitos pessoais.

Sim. Trata-se de um atendimento psicoterápico em que o foco está na situação que proporcionou uma queixa ou estresse. Nesse caso, o papel do psicólogo é mediar e auxiliar na busca de soluções.