O que é ansiedade?
Como se dá o tratamento?
Entenda como ela afeta sua vida e sua saúde e como a psicoterapia pode te ajudar a superar os sintomas e lidar de forma mais saudável e produtiva com a ansiedade.
A ansiedade é uma emoção que faz parte da vida, uma reação natural do organismo diante de situações que provocam dúvida e expectativas gerando apreensão.
Porém quando este mecanismo está desregulado, ansiedade vem sem causa aparente e em intensidade elevada, desorganiza os processos do pensamento comprometendo o raciocínio lógico e gerando sofrimento físico e emocional.
A ansiedade é a representação psíquica do estresse.
Diante de situações estressantes, o organismo desenvolve um conjunto de reações para prepará-lo para a ação e para a adaptar-se a esta situação. Basicamente, o objetivo biológico é melhorar o desempenho e garantir a sobrevivência. No caso da ansiedade, trata-se de uma interação entre sensações físicas, alterações nos processos mentais e nos estados emocionais.
Produz excitação motora, tensão muscular e gera sentimento de apreensão, e sensações físicas desconfortáveis e emoções desagradáveis. Muitas vezes ocorre quando uma pessoa, sem motivo aparente, se sente apreensiva e angustiada com a sensação de que algo ruim vai acontecer.
A ansiedade em graus elevados altera a saúde e tudo o que se refere à vida da pessoa que sofre do transtorno. Ela é considerada a causa mais frequente de doenças que se manifestam no corpo: problemas no aparelho digestivo; aparelho respiratório; afecções cutâneas, hipertensão, dores de cabeça e nas costas, dificuldades de dormir, queda de cabelo, distúrbios alimentares, de memória e funções sexuais, além de cansaço, dificuldades de concentração e sentimentos de desmotivação.
Transtornos de ansiedade podem acompanhar ou desencadear outras doenças como a depressão, síndrome do pânico, fobias (medo de sair, de lugares fechados etc.) ou problemas comportamentais como dificuldades de relacionamento e abuso de álcool, fumo e outras drogas. Consequentemente, a ansiedade também traz prejuízos afetivos, na vida social e profissional da pessoa.
Sintomas da ansiedade
Tudo que está relacionado com nossa saúde funciona como um todo. Mente e corpo não está dissociado e nada no organismo funciona separadamente.
Sintomas físicos
- Tensão muscular e dificuldade de relaxar
- Dificuldade de respirar ou respiração ofegante
- Coração acelerado, dor ou sensação de aperto no peito ou na garganta
- Boca seca, palpitação, vertigem, fraqueza ou cansaço
- Calafrios ou ondas de calor, suor ou tremor
- Desconforto abdominal, náusea, diarreia, tontura
- Falta de ar e sensação de não conseguir respirar
- Dores musculares, principalmente nos ombros e no pescoço
- Pode ocorrer também queda de cabelo, dores maxilares e rachadura nos dentes (bruxismo).
Sintomas emocionais
- Sentimento de incapacidade, de frustração
- Medos excessivos relacionado a perdas ou fracassos
- Receios
- Expectativas de que algo ruim vá acontecer
- Crises de choro
- Desanimo
- Irritabilidade
- Alterações no humor
Sintomas comportamentais
Dificuldade de relaxar
Inquietação
Dificuldade de concentração
Comportamentos compulsivos como o consumo excessivo de comida, açúcar, cafeína, álcool, cigarro ou drogas ilícitas
Comportamentos que aparentemente são ‘positivos’ como praticar atividades físicas em excesso ou trabalhar em excesso
Dificuldade nos relacionamentos por comportamento reativo e agressivo
A psicoterapia é uma excelente aliada no controle da ansiedade, ajudando a compreender como ela ocorre em você, que desconfortos ela produz e ajuda a desenvolver mecanismos e recursos internos para lidar com estas questões de forma mais saudável e funcional.
Qual o tratamento indicado para a ansiedade?
O tratamento deve ser feito com psicoterapia e, caso necessário o uso de medicações, acompanhamento com médico psiquiatra.
A psicoterapia é fundamental para um tratamento eficaz, pois é necessário investigar e entender a origem do problema. Possibilita a elaboração e o desenvolvimento de técnicas para reconhecer, identificar e lidar com a ansiedade e suas repercussões.
Contribui para que a pessoa que sofre com os sintomas, possa aprender a prever e a controlar as crises por meio de técnicas específicas, atuando sobre os processos mantenedores da ansiedade.
Para minimizar os efeitos da ansiedade é necessário que se conheça e saiba lidar com o transtorno. Sabendo identificar e agenciar emoções e pensamentos, o indivíduo tem mais possibilidades de fazer escolhas assertivas e com mais segurança, além de estabelecer relações profissionais, sociais e afetivas de forma mais produtiva, evitando prejuízos e danos à saúde.
AGENDE UMA CONSULTA OU TIRE SUAS DÚVIDAS ATRAVÉS DO WHATSAAPP
Mary Ana Paula Scabora – Psicóloga clínica: CRP 05/36742 –
Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Psicoterapeuta Corporal na Clínica Transdisciplinar.
⇒ Especialista em Neurociências e Comportamento (PUC/RS)
⇒ Neurociências Cognitiva e Terapia Cognitivo Comportamental (IPUB – UFRJ)
⇒ Terapias Cognitivo Comportamental (CEPAF-RJ)
⇒Avaliação e Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade (IPUB – UFRJ)
Cuidar da saúde mental e emocional também é cuidar da saúde.
Cuide de si. Agende uma Consulta.
Agende sua consulta:
Atendimento online, para pessoas de qualquer lugar do Brasil ou do exterior
©Mary Scabora – 2020 – Todos os dieritos reservados – Desenvolvido por Ideiatrip Comunicação e Design