Solidão

Curta e compartilhe:

É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar". Jean-Jacques Rousseau

psi-maryScabora-solidaoCada pessoa tem uma compreensão individual da solidão. Para alguns, solidão tem a ver com o sentimento de vazio por se sentir sozinho, solitário, para outros uma aflição emocional, uma sensação de vazio que incomoda e causa tristeza. É uma espécie de sofrimento. Sente falta de alguma coisa, mas não sabe o que é, sente como uma dor.

Para outros é uma sensação de vazio que fica pelas perdas, um sentimento melancólico, saudade do que já se foi e não voltará.

Nem todas as pessoas lidam com a solidão de forma negativa ou experimentam o sentimento com dor e sofrimento a ponto de adoecerem.

O sentimento de solidão é negativo quando a solidão é sentida como uma aflição emocional, sem perspectivas e com tristeza, pois pode desenvolver quadros ansiosos e até mesmo depressão.

“Sentir solidão não é estar só, é estar vazio”. Sêneca 

Algumas pessoas preferem o isolamento e sentem prazer em estar na companhia de si mesmos. Têm na solidão a mais perfeita companhia. É uma solidão positiva, fruto do amadurecimento emocional.

Ela se faz necessária para a reformulação de ideias e pensamentos, enriquece a reflexão nos momentos de revisão de vida. Cuidando de si, se percebendo, atento às emoções, refletindo sobre a vida.

Para estas pessoas a solidão não compromete a saúde e o bem estar, pelo contrário. É um momento onde ele aproveita o isolamento para se transformar e reconstruir-se e consequentemente aprender mais sobre si mesmo.

Mary Scabora