Psicoterapia, saúde e bem-estar

Curta e compartilhe:

"O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós mesmos". Marguerite Yourcenar

Cuidar de si é uma prática que pode ser aprendida

“É preciso ocupar-se consigo mesmo senão não há como tornar-se alguém, senão nem é possível desenvolver-se. Jung

A psicoterapia é uma ótima aliada para o aumento da qualidade de vida de uma pessoa em qualquer fase ou etapa da vida.

É uma linha de tratamento para questões relacionadas ao aparelho psíquico. Além de tratar patologias como ansiedade, pânico, depressão, fobias, estresse, visa o desenvolvimento e crescimento pessoal e, promove mudanças positivas e efetivas na qualidade de vida de quem busca o tratamento.

Trata-se de um processo cuja finalidade é tratar os conflitos emocionais que levam a repetir comportamentos que causam sofrimento emocional, danos à saúde, à vida familiar, social e profissional.

O objetivo do processo psicoterápico é promover saúde mental e vida emocional com mais qualidade. Ajudar o indivíduo a ampliar a consciência sobre si mesmo e a desenvolver recursos para lidar com questões internas e resolver conflitos emocionais que incapacitam. Além de possibilitar maior capacidade de reflexão diante das dificuldades e na busca por soluções para tomada de decisões.

A psicologia não se restringe somente em tratar conflitos emocionais e problemas comportamentais; ela promove saúde e bem-estar.

Psicologia clínica

Quando voltamos a mente para a compreensão e reflexão interior, conseguimos lidar com mais facilidade com os conflitos, mantendo a calma e a confiança.

Muito embora algumas pessoas entendam a necessidade da psicoterapia exclusivamente para tratar ou dar suporte em casos de crises ou sofrimento psicológico, muitas pessoas buscam na terapia uma forma de cuidar de si. Veem na psicoterapia uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e de ter uma vida com mais qualidade e aprender a conhecer e a perceber a intensidade das emoções. Descobrir maneiras de se relacionar com elas e com atravessamentos emocionais.

Muitas pessoas buscam na psicoterapia a possibilidade de um olhar mais profundo sobre si mesmo, a fim de estimular o desenvolvimento e crescimento pessoal e ampliar a visão para melhorar a compreensão do mundo e das pessoas.

Às vezes as pessoas não reconhecem o conflito emocional. As repercussões aparecem no corpo com sintomas físicos. Gastrite, alergias de pele ou respiratórias, queda de cabelo, cansaço excessivo, irritabilidade, desanimo ou nas relações: dificuldades de relação e conflitos interpessoais.

É um processo que promove autoconhecimento e possibilita obter mais capacidade de lidar e se administrar com os pensamentos, emoções e comportamentos.

A psicoterapia é indicada pra qualquer pessoa que queira aprender a conhecer e a lidar com suas emoções para desenvolver um comportamento mais assertivo e afirmativo na vida. 

Mary Scabora